header5

AÇÕES SOCIAIS

A TECNOSULFUR investe e participa, com orgulho, de iniciativas que contribuem para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e digna.

  • Programa Jovem Aprendiz
    Instituído pelo Decreto-Lei nº 8622 de 10 de janeiro de 1946 e atualizado pela Lei nº 5598 de 1º de dezembro de 2005, a Lei de Aprendizagem Comercial (Programa Jovem Aprendiz) tem como objetivo promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com idade entre 14 e 24 anos, de acordo com a legislação.

    A TECNOSULFUR está inserida neste programa e possui 05 (cinco) aprendizes, que frequentam aulas regularmente no SENAI e recebem bolsa mensal, vale transporte e também todos os direitos trabalhistas conforme as normas do Ministério do Trabalho.

  • Apoio a projetos sociais
    Nossa participação e apoio à comunidade não se restringe aos empregos gerados e pagamentos de impostos. Lideramos, promovemos e somos parceiros de projetos com significado social, educacional, ambiental para a comunidade onde estamos inseridos.

    Investimos na manutenção dos projetos desenvolvidos pelo APAE de Sete Lagoas
    A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE fundada em 11 de setembro de 1970, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, especializada na Reabilitação e Educação Especial da pessoa com deficiência mental, atende educandos na faixa etária de 0 a idade indeterminada.
    Na área de Reabilitação oferece atendimentos em: Neurologia – Pediatria – Ortopedia – Otorrinolaringologia – Gastroenterologia – Endocrinologia, Odontológico, Fisioterápico, Fonoaudiológico, Psicológico, de Terapia Ocupacional, Pedagógico mantendo também serviços de Assistência Social.

    Patrocinamos a oficina “Jovens Jornalistas” do SERPAF de Sete Lagoas
    O Serviço de Promoção ao Menor e à Família – SERPAF é uma instituição fundada em Sete Lagoas, Minas Gerais, no ano de 1968 por Helena Rodrigues Branco, pessoa de grande visão estratégica e de futuro. Ainda na década de 70, ela defendeu de forma inovadora a ideia da intervenção social em famílias vulneráveis social e moralmente – e não apenas em crianças e adolescentes. O envolvimento da família como um todo continua sendo o princípio fundamental do SERPAF, considerando que o trabalho deve ser diversificado não só para os filhos, como para as mães, pais e familiares dessas crianças, adolescentes e jovens. Só assim o SERPAF acredita poder contribuir, com eficácia, na vida de toda a comunidade beneficiada e, consequentemente, na vida da nossa cidade.

  • “Projeto Gentileza”: programa de voluntariado
    Dentro do conceito de responsabilidade social, os programas de voluntariado ganham cada vez mais espaço dentro das empresas. Afinal, eles deixam de ser ações pontuais somente através de doações em dinheiro e viram uma prática permanente que envolve todos os colaboradores da organização.

    Pensando nisso, a TECNOSULFUR criou o “Projeto Gentileza”, um programa de voluntariado formado pelos funcionários com o intuito de melhorar o bem estar de idosos e crianças da cidade de Sete Lagoas. Escolhemos este nome, pois acreditamos que gentileza vai além do “muito obrigado”, “licença”, “por favor” e das regras de etiqueta. Obrigatoriamente, devemos ser educados, porém a gentileza trata-se de uma característica relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir para um mundo mais humano. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.

  • Campanhas de Solidariedade
    Com o apoio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), as campanhas internas de solidariedade mobilizam os colaboradores para a doação de sangue e medula óssea, e adoção de cartinhas de Natal de crianças carentes.


AÇÕES AMBIENTAIS

A TECNOSULFUR assegura o compromisso de produzir com qualidade, preservando o meio ambiente.

Os resíduos gerados durante os processos são completamente reciclados, reutilizados e/ou destinados conforme dispõe a legislação.

Embalagens e veículos especiais permitem que os produtos cheguem aos clientes sem ocasionar riscos ambientais durante o transporte e manuseio.

Ações ambientais

  • Instalação de sistemas eficientes de despoeiramento;
  • Implementação de projetos de arborização em nosso complexo industrial;
  • Instalação de sistema de tratamento de esgoto sanitário via biodigestor com reaproveitamento da água no processo produtivo;
  • Instalação de caixas de separação de água e óleo do lava-jato e abastecimento de máquinas móveis;
  • Construção de cascata (sistema de queda d’água para contenção de resíduos sólidos arrastados pela água pluvial);
  • Apoio a programas de educação ambiental;
  • Caminhadas ecológicas que envolvem todos os funcionários com o objetivo de ampliar a consciência ambiental;
  • Análise de emissão de particulados periodicamente;
  • Análise de efluentes sanitários e caixas de separação de água e óleo periodicamente;
  • Análise de relevo acústico em torno da fábrica e bairros vizinhos;
  • Reserva legal: a Tecnosulfur mantém uma área de 20.000 m2 em Sete Lagoas na bacia do rio Paraopeba para preservação da biodiversidade.